Institucional

Quem somos

A Câmara Brasil-China (CCIBC) é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986 em São Paulo. Criada a partir do pedido do ex vice primeiro ministro da China, Sr. Wu Xueqian, temos a honra de possuir diversas personalidades ilustres, lideranças e autoridades governamentais dentre nossos fundadores.

Somos a única Câmara Brasil e China legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e mantemos acordos com entidades como: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Associação das Empresas Nacionais Exportadoras (AEB) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

Nosso Objetivo

Promover o intercambio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

Nossa Missão

A missão da CCIBC é ser reconhecida por nossos associados, Governos e povos do Brasil e da China como uma entidade eficiente e influente na promoção da cooperação sino-brasileira.

Um dos nossos maiores deveres é informar, apoiar e assistir empresas brasileiras e chinesas para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e para o fortalecimento dos laços entre os dois paises, seu desenvolvimento e o benefício mútuo de seus povos.

Nossas Principais Funções

– Guiar e informar empresas chinesas e brasileiras acerca de como conduzir os negócios e como lidar como as leis e regulações em vigor em ambos os países

– Emitir Certificados de Origem de mercadorias para exportação

– Receber delegações chinesas- Conduzir delegações brasileiras à China

– Organizar encontros entre delegações da China e do Brasil- Promover feiras e seminários

– Estreitar os laços entre brasileiros e chineses, com o objetivo de atingir a cooperação mútua

– Assessorar e apresentar novas oportunidades de negócios

Nossa Presença

Como um mundo sem fronteiras exige, estamos presentes em diversas cidades do Brasil, na China e possuímos representações na América Latina para desenvolver nosso trabalho. Hospedamos em nossos escritórios da China os representantes dos estados de Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul para fomento das relações comerciais.

Temos orgulho de ter trabalhado em diversas parcerias de sucesso para alcançar nosso objetivo de promover a cooperação entre os dois países. O estreitamento das relações resultou, na última década, no crescimento de 2000% na corrente de comércio bilateral, dezenas de bilhões de dólares em investimentos e um relacionamento mais sólido e bem sucedido.

nossa história

Fundada em Dezembro de 1986, e com sede social em São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China, com dez escritórios nas principais capitais do país e cinco na China, vem desenvolvendo esforços continuados em prol da amizade, do desenvolvimento e da cooperação comercial e cultural sino ‐ brasileira.

Nascida de uma sugestão do então Ministro das Relações Exteriores, o Ex Vice‐Primeiro Ministro e Membro do Conselho de Estado, Sr. Wu Xueqian, ‐ que recebeu o Presidente da CCIBC em fins de 1986 em Beijing ‐ a Câmara constituiu‐se como uma entidade civil sem fins lucrativos em 17 de dezembro de 1986. Desde sua fundação, tem sido uma ativa mola propulsora do desenvolvimento da cooperação entre os dois países. Contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e dos agentes do progresso em geral, tem realizado uma série de eventos, cujo resultado é avaliado a partir da significativa quantidade de mensagens e testemunhos reunidos ao longo de quase duas décadas de árduos trabalhos.

Além de outras manifestações a Câmara recebeu mensagens escritas de punho próprio de dois Presidentes da República Popular da China ‐ o Srs. Yang Shangkun e Jiang Zemin (este, além de ser, na época, o Chefe de Estado e o Secretário Geral do Partido Comunista, é ainda o Presidente da Comissão Militar do Partido), do então Presidente do Congresso Nacional do Povo, o Sr. Qiao Shi e do Presidente da CPPCC (Conferência Político Consultiva do Povo Chinês) o Sr. Li Riu Huan e da atual membro do Politburo chinês, Mdme. Wu Yi. E um dos imortais da Revolução Chinesa, Vice‐Presidente da poderosa Comissão de Assessoramento, Sr. Bo Yi Bo pintou de punho próprio uma mensagem num quadro dando parabéns a Feira em Beijing de Produtos Chineses, que a Câmara fez realizar no Rio de Janeiro.

  • Encontro entre o Ex-Presidente da China, Sr. Hu Jintao e o Presidente da CCIBC, Sr. Charles Tang

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil‐China tem recebido centenas de missões chinesas, pondo‐as em contato com empresas brasileiras ajudando a formação de parcerias, descobertas de novos nichos de exportação brasileira, e a efetivação de investimentos e do comércio. Assim como tem organizado missões de empresários brasileiros a China, tendo sido uma das mais relevantes àquela organizada em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ‐ FIESP.

Esses eventos culminaram na Brasil – China Trade Fair 2002, a primeira feira comercial de promoção de produtos Brasileiros realizada em Xangai após 18 anos de ausência deste tipo de promoção Brasileira. Esta feira re‐construiu a imagem do Brasil naquele mercado e ajudou a re‐acender o interesse mutuo das empresas do dois países. O apoio do ex‐Ministro Sergio Amaral que dela participou e palestrou com uma comitiva de 112 empresários brasileiros foi decisivo para a sua realização. Autoridades de toda a China viajaram longas distancias para participarem da feira e vieram liderando grandes delegações de suas províncias e cidades.

Vários novos nichos de exportação também foram desenvolvidos a partir desta feira, inclusive de empresas medias brasileira. Leite longa vida da Cemil, telhados para galpões industriais e de shopping da Marko Rollon, e até própolis já foram embarcados para a China.

A CCIBC também ajudou a organizar e participou de diversas Missões Governamentais e Empresariais como aquela do então Governador Olívio Dutra, e no Governo Itamar Franco, aquela que foi chefiada pelo então Ministro Alexis Stepanenko, um dos Vice‐Presidentes da CCICB, recebida pelo Presidente da China, e que contou com a presença do Dr. Augusto Franco, um dos seus Diretores.

O Presidente e o Vice‐Presidente da Câmara tomaram parte na 5a. e na 7a. Conferência Mista Brasil‐China, em elaboração com o Itamaraty, levaram missões comerciais de empresários brasileiros.
Esses Diretores da Câmara foram também signatários do documento final daquele evento.

Uma das principais funções da Câmara é a de orientar e informar empresas brasileiras e chinesas sobre a legislação e regulamentos em vigor nos dois países; tem também a função de produzir certificados de Origem de mercadorias brasileiras para exportação, receber missões chinesas, promover seminários e feiras e aproximar empresários brasileiros e chineses com o objetivo de cooperações mútuas.

Reconhecida pelas autoridades do Brasil, a CCIBC foi nomeada como órgão coordenador do acordo assinado entre CCPIT (China Council for the Promotion of International Trade) e a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Comércio, a Associação do Comércio Exterior do Brasil, a Associação das Empresas Nacionais Exportadoras e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil. Este acordo, assinado em 15 de março de 1988, visa promover a cooperação entre as entidades signatárias, a troca de informações sobre certames e feiras, a facilitar contatos entre órgãos governamentais e para‐governamentais dos dois países, intercâmbio de informações sobre novos produtos e troca de consultorias e assessorias.

A câmara participa, como membro, do Conselho de Comércio Internacional da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, da Confederação Nacional do Comércio e da Câmara Internacional de Belo Horizonte que somente reconhecem uma Câmara por país.

Assim sendo, é a única Câmara bilateral entre o Brasil e a China que é legitimada por estas entidades e pelo CCPIT – Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Exterior.

nosso presidente

Charles Tang – Presidente Binacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China – CCIBC

Charles Andrew Tang é presidente da CCIBC – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China e da CPCCI – Câmara Paraguai China criada com decreto presidencial do Paraguai, membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em São Paulo e do World Policy Intstitute em New York ; Presidente Honorário da Câmara de Comércio Internacional de Beijing; Membro do Conselho Consultivo  Internacional do Governo de Wuhan, Conselheiro Econômico do Governo de Jilin City; Assessor da Associação de Amizade com Países Estrangeiros do Governo do Povo da Provincia de Jiangxi; Conselheiro do Governo de Huainan e Conselheiro do subconselho da CCPIT do governo de Nannng.

É “Senior Fellow” do Center for China and Globalization de Beijing; membro do “World Policy Institute” de New York e do Instituto Fernand Braudel de Econômia Mundial em São Paulo.

Presidente Honorário da Câmara de Comércio Internacional de Beijing; Conselheiro Internacional do governo de Wuhan; Conselheiro Economico dos governos de Jilin City, Huludao e de Huainan; Conselheiro da Associação de Amizade com Países Estrangeiros do Governo da Província de Jiangxi e do subconselho do CCPIT do governo de Nanning, Presidente Honorário da Associação de Amizade Ultramarino do governo de Wuxi.

É Conselheiro do Comitê de Comércio Exterior do Fecomércio de São Paulo e Diretor da Federação de Câmaras Comércio Exterior na CNC. Foi Presidente da Federação de Polo de Rio de Janeiro e membro das Associações de Polo do USA e da UK. Foi membro do YPO – “Young President’s Organization” e do WPO – “World President’s Organization”.

Como executivo do Bank of Boston, introduziu o leasing no Brasil e como consultor estabeleceu o Banco Bozano Simonsen Leasing, Safra Leasing, BMG Leasing, Banco Montreal Leasing, Banco Holandes Unido Leasing, entre outros grupos financeiros, no total de dez empresas pioneiras de leasing no Brasil. Também foi precursor de leasing na Espanha criando em sociedade com o então Banco del Descuento, a LeascapitalEspanha em Madrid.

Charles Tang foi transferido de New York para o Brasil para ser assistente do Roberto Teixeira da Costa, então Diretor do Banco de Investimentos do Brasil, que anteriormente teve Jorge Paulo Lemann em sua equipe. Como executivo do Bank of Boston, introduziu leasing ao Brasil. Foi substituído pelo Sr. Henrique Meirelles quando saiu do banco para criar as primeiras dez empresas de leasing para grupos financeiros no Brasil. Também criou a primeira empresa de leasing na Espanha em associação com o então Banco del Descuento de Madrid.

Contribuiu com 18 artigos para a “Folha de São Paulo”; artigos publicado pelo “Economist”, “Estado de São Paulo”, “O Globo”, “World Policy Journal”, “Digesto Economico” entre outros. Na China contribuiu para o “International Finance News”, jornal econômico do Diario do Povo, “O International Business Daily” e foi publicado pela “China Daily”.

Comentarista regular do CGTN, da TV Central da China com uma audiência de 500 milhões da elite mundial que fala inglês. É entrevistado rotineiramente pela midia brasileira e internacional como New York Times, Financial Times, The Economist, BBC World TV, Reuters, USA Today, Forbes, Le Figaro, Shibom TV, Jiji Press, KBS TV, Valor Economico, Isto é Dinheiro, Exame, entre outros.

Artigos de Charles Tang também foram públicados pelo jornal O Globo, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Jornal do Commercio, China Daily, International Dinance Nres do Diario do Povo da China, International Business Daily de Beijing, entre outros, e nas revistas: Integração Econômica da Aduaneiras, Digesto Econômico,  e o The Economist. Entidades de renome como o IPRI – Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais do Itamaraty, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo também publicaram artigos de Tang.

Em 21 de Maio de 2013 Charles Tang lançou seu livro “ Aliança Brasil China  – Uma Estrategia para a Prosperidade” em São Paulo,  na sede da Editora Aduaneiras e em 25 de Maio na Livraria Cultura, no Rio de Janeiro. A obra, reúne seus artigos publicados ao longo de mais de duas décadas nos mais renomados jornais e revistas  do Brasil e da China e  tenta demonstrar como podemos criar o Modelo Economico para a Prosperidade Brasileira.

Como palestrante global tem sido convidado por: The Economist; The Financial Times; Financial Times Live; Asia Finance (Wall Street Journal); China Economic Review; World Investment Forum da UNCTAD; CEPAL (ONU; UNEP RIO+20); China Mining; London Business School; University of Oxford; MIT Sloan; Yale University; Fundação Getúlio Vargas; Fundação Dom Cabral; Hong Kong University of Science & Technology Business School; Horasis China Business Meeting; World Chinese Economic Summit; Mare Forum, entre outros.

Bacharel pela Universidade de Cornell dos EUA, completou o curso de direito na Universidade Estacio de Sá, onde foi Professor Asistente de Desenvolvimento Econômico. Fez curso de doutorado no Paris V, Sorbonne, na França.

Títulos conferidos a Charles Tang:
  • Presidente honorário da Câmara de Comércio Internacional de Pequim.
  • Conselheiro Internacional do Governo de Wuhan.
  • Conselheiro da Associação Popular de Amizade em Jiangxi.
  • Conselheiro Econômico do Governo do Município de Jilin.
  • Conselheiro Econômico do Governo de Huainan.
  • Conselheiro do Sub Conselho do CCPIT do Governo de Nanning.
  • Conselheiro Honorário de Comércio internacional e Desenvolvimento do Grupo
    Qingdao Doublestar Corporation.
  • Conselheiro do Conselho de Comércio Exterior da Fecomércio do Estado de
    São Paulo.
  • Diretor da Federação de Câmaras de Comércio Exterior na Confederação
    Nacional de Comércio
Relacionamos abaixo algumas das mais importantes palestras proferidas pelo Dr. Charles Andrew Tang
  • 18/11/2007 – Europe China Business Meeting, Tema: “Growing with BRIC” em Frankfurt, Alemanha
  • 11/03/2008 – UNESP Universidade do Estado de São Paulo, Tema: “Oportunidades de Negócios com a China” em Franca, Brasil
  • 01/09/2004 – FIEL – Fundación de Investigaciones Econômicas Latinoamericanas,Tema: “CHINA – A Transição Para Uma Economia de Mercado,” em Buenos Aires, Argentina.
  • 24/02/2005 – Isto É Dinheiro, Tema: “Agricultura Brasileira: Agronegócio e Exportações” em São Paulo, Brasil
  • 09/11/2005 – Nações Unidas, CEPAL, Tema: “Análisis Estratégico de la relación económica de América Latina con China. El rol de las Cámaras de Comercio” em Santiago, Chile.
  • 16/04/2006 – FACIAP, Tema: “BRIMCS” (Brasil, Russia, India, Mexico, China e Africa do Sul) em Curitiba, Brasil
  • 17/05/2006 – Americas Society & Asia Society, Tema: “Asia Latin America Conference” em New York, USA.
  • 24/05/2006 – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo TEMA: “Brasil e China – Riscos e Oportunidades” em São Paulo, Brasil.
  • 24/11/2006 – UK Trade & Investment Council – Brazil Trade & Investment Conference, Tema: “China & Brazil – Working Together to find Opportunities for
    Economic and Trade Cooperation” – em Whitehall, Londres, (UK) 
  • 18/11/2007 – Europe China Business Meeting, Tema: “Growing with BRIC” em Frankfurt, Alemanha
  • 11/03/2008 – UNESP Universidade do Estado de São Paulo, Tema: “Oportunidades de Negócios com a China” em Franca, Brasil
  • 14/03/2008 – FGV – Fundação Getulio Vargas – Master of International Management, TEMA: “A Parceria Estratégica Brasil & China”, em Rio de Janeiro, Brasil
  • 27/10/2008 – WICO – World Industrial & Commercial Organizations Forum,Tema: “A Strategic Partnership Between Two Giants” em Beijing, China
  • 23/10/2008 – UNISINOS – Universidade do Vale dos Sinos, Tema “As Oportunidades Que A China Oferece” em São Leopoldo, RGS, Brasil.
  • 17-18/11/2008 – Global China Business Meeting, Tema: “Connecting China With Latin America” em Barcelona, Espanha.
  • 25/11/2008 – AMCHAM, Tema: “Brasil Inserido no Cenário do Modelo de Crescimento Chinês” em São Paulo, Brasil. 
  • 20/08/2009 – CASS – Academia de Ciencias Sociais da China (Chinese Academy of Social Sciences), Tema: “A Construção da Parceria Estratégica e Comercial dos Dois Gigantes” em Beijing, China.
  •  09-10/11/2009 – Global China Business Meeting – Tema: “China & Latin America”, Presidente do Painel e Palestrante em Lisboa, Portugal.
  • 11/04/2010 – China Economic Review, Tema: “Industries and Sectors of Interest for Chinese and Foreign Investors” em Shanghai, China.
  • 10/05/ 2010 – Mare Forum Italy Shipping Conference, Tema: “Optimism in the Air” em Roma, Itália.
  • 16-18/05/2010 – Global Russia Business Meeting, Tema: “Investing Overseas” em Ljubljana, Eslovênia.
  • 22/07/2010 – FGV – Fundação Getúlio Vargas – Brics Conferência Internacional “Empreendedorismo nos Brics” em São Paulo, Brasil
  • 10/07/2010 – FIRJAN – Federação de Indústria, 7º Congresso Nacional de Gestão Corporativa em Rio de Janeiro, Brasil
  • 07-09/2010 – UNCTAD, NAÇÕES UNIDAS WIF – World Investment Forum, Tema: “Re-Strategizing Investment Promotion” em Xiamen, China.
  • 15-17/09/2010 – Tsinghua University – 5º Simpósio de Bioenergia Mundial,Tema: “Biofuels Around The World” em Suzhou, China.
  • 21/10/2010 – Financial Times “Keynote Speaker”, Tema: “Doing Business in Brazil” em Shanghai, China
  • 13/10/2010 – Fecomércio de Pernambuco e CCIBC – Oportunidades de Investimentos e de Negócios no Nordeste do Brasil em Shanghai, China
  • 17/10/2010 – 3rd China Petroleum, Petrochemical Equipment & Technology Exhibition em Dongying, Shandong, China
  • 27/10/2010 – Deep Water Brazil Congress em Rio de Janeiro, Brasil
  • 17/10/2010 – 17th CHINA MINING CONGRESS & EXPO Tema: Mining,Exploration and FDI in Latin America em Tianjin, China
  • 29/11/2010 – Finance Asia (grupo Wall Street Journal) Brazil Investment Summit – Presidente de Painel e Palestrante, em Hong Kong.
  • 25/05/2011 – Mining Investment Brazil Summit Tema: “Parcerias em Mineração com a China” em São Paulo, Brasil
  • 21/05/2011 – London Business School – Latin America Business Forum Tema:“Latin American Companies in China” em Londres, UK
  • 28/06/2011 – The Economist Global Intelligence Unit, Tema: “Global Energy Conversation” em Shanghai, China.
  • 13/09/2011 – Mare Forum Brazil & South America em Rio de Janeiro, Brasil
  • 26-27/09/2011 – CCPIT – China Council for the Promotion of International Trade Beijing International – Tema: Conference of Friendly Commerce Chambers em
    Beijing, China.
  • 29/09/2011 – The Economist “High Growth Markets Summit” em London, UK
  • 06/10/2011 – Universidade de São Paulo “Seminários de Relações Internacionais”
  • 3-4/11/2011 – The Economist “Brasil 2022” em São Paulo, Brasil
  • 22/03/2012 – Mare Forum Indonesia Geopolitics, Tema: “The shift of power from West to East – the BRICS and the CIVETS” em Jakarta, Indonesia
  • 12-13/07/2012 – University of Oxford – Reverse The Future, Tema: “Investing in Tomorrow’s Economies” em Oxford, UK
  • 25-26/11/2012 – Global China Business Meeting, Tema: “Exploring New Models of Growth” em Riga, Latvia
  • 28/02/2013 – Brasil Energia – Tema “Perspectivas de Investimentos Chineses na América Latina”, em Rio de Janeiro, Brasil.
  • 19/03/2013 – Forumsul – Tema “Negocios da China” em Blumenau, Brasil.
  • 15/05/2013 – Universidade Casper Libero – Tema “Brasil China 20  Anos de Parceria” em São Paulo, Brasil.
  • 20/05/2013 – USP (Universidade de São Paulo) ESALQ Tema: “O Comércio entre Brasil e China: desafios e oportunidades”, em Piracicaba, Brasil.
  • 25/06/2013 – CCPIT (China Council for the Promotion of International Trade) Second International Import Conference, “Agricultural & Food Imports”, em Beijing, China
  • 26/06/2013 – CCPIT Second International Import Conference, “Import of Raw Material”, em Beijing, China.
  • 13/03/2014 – Federação de Comércio do Estado de Rio Grande do Sul Seminário Bilateral Brasil-Hong Kong “Oportunidades de Negócios”, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • 19/06/2014 – China Forex Investment Summit 2014, Tema: “O crescente Comércio Brasil China e a importancia do cambio do Rmb com Reais.” Hotel St. Regis, Xangai, China.
  • 25/08/2014 – Futura Trends – As Fronteiras e Desafios do Empreendedorismo, Tema: “Oportunidades de Investimentos Brasil China”, Jornal O Povo, La Maison Dunas, Fortaleza, Brasil.
  • 29/08/2014 – 2014 MIT Sloan Latin America China Conference, Tema: “DOING BUSINESS IN LATIN AMERICA AND CHINA – COMPARISONS, CONTRASTS & COMPETITION”, Sheraton, World Trade Center, São Paulo, Brasil.
  • 18-19/09/2014 – Euromoney 8th Annual Trade & Commodity Finance in Brasil Conference, Tema: “As trade flows between China and Brazil grow, can a growth in RMB trade settlements be expected?” Hotel Hilton Morumbi.
  • 13/10/2014 – Global China Business Meeting, Hotel Villa d’Este, Lake Como, Italy, Tema: “Creating Ecosystems for Sustainable Growth”.
  • 05/11/2014 – 4th Mare Forum Brazil Conference, Tema: “Looking Ahead II”, Windsor Copacabana Hotel, Rio de Janeiro, Brasil
Palestras sobre Relações Brasil China

Principais tópicos abordados:

  • Breve história recente das relações comerciais entre Brasil e China
  • Aspectos gerais do Brasil e da China (população, demografia, etc.)
  • A economia Brasileira (PIB, PIB per capita),a economia Chinesa (PIB, PIB per capita)
  • Comparação com demais economias mundiais, comparação com as nações dos BRICs
  • Investimento estrangeiro na China, questões gerais do mercado Chinês (infraestrutura, energia, mercado consumidor, turismo, mão-de-obra, salário mínimo), ranking maiores empresas da China
  • Oportunidades e Infraestrutura do Brasil e da China
  • Exportação/ Importação Brasil e BRICs, e China
  • Análise do crescimento da economia Chinesa
  • Comparação das finanças e custos Brasil x China
  • Corrente de comércio Brasil China
  • Principais parceiros comerciais da China e Brasil
  • Principais produtos importados/exportados entre Brasil-China
  • Fluxo de comércio Brasil China, balança comercial Brasil-China 

Charles A. Tang é o Presidente da CCIBC – Câmara de Comércio e Indústria Brasil China e da CPCCI – Câmara Paraguai China criada com decreto presidencial do Paraguai. A CCIBC representou os governos de vários estados brasileiros na China.

É “Senior Fellow” do Center for China and Globalization de Beijing; membro do “World Policy Institute” de New York e do Instituto Fernand Braudel de Econômia Mundial em São Paulo.

Presidente Honorário da Câmara de Comércio Internacional de Beijing; Conselheiro Internacional do governo de Wuhan; Conselheiro Economico dos governos de Jilin City, Huludao e de Huainan; Conselheiro da Associação de Amizade com Países Estrangeiros do Governo da Província de Jiangxi e do subconselho do CCPIT do governo de Nanning, Presidente Honorário da Associação de Amizade Ultramarino do governo de Wuxi.

É Conselheiro do Comitê de Comércio Exterior do Fecomércio de São Paulo e Diretor da Federação de Câmaras Comércio Exterior na CNC. Foi Presidente da Federação de Polo de Rio de Janeiro e membro das Associações de Polo do USA e da UK. Foi membro do YPO – “Young President’s Organization” e do WPO – “World President’s Organization”. 

Charles Tang foi transferido de New York para o Brasil para ser assistente do Roberto Teixeira da Costa, então Diretor do Banco de Investimentos do Brasil, que anteriormente teve Jorge Paulo Lemann em sua equipe. Como executivo do Bank of Boston, introduziu leasing ao Brasil. Foi substituído pelo Sr. Henrique Meirelles quando saiu do banco para criar as primeiras dez empresas de leasing para grupos financeiros no Brasil. Também criou a primeira empresa de leasing na Espanha em associação com o então Banco del Descuento de Madrid. 

Contribuiu com 18 artigos para a “Folha de São Paulo”; artigos publicado pelo “Economist”, “Estado de São Paulo”, “O Globo”, “World Policy Journal”, “Digesto Economico” entre outros. Na China contribuiu para o “International Finance News”, jornal econômico do Diario do Povo, “O International Business Daily” e foi publicado pela “China Daily”.

Comentarista regular do CGTN, da TV Central da China com uma audiência de 500 milhões da elite mundial que fala inglês. É entrevistado rotineiramente pela midia brasileira e internacional como New York Times, Financial Times, The Economist, BBC World TV, Reuters, USA Today, Forbes, Le Figaro, Shibom TV, Jiji Press, KBS TV, Valor Economico, Isto é Dinheiro, Exame, entre outros.

relações bilaterais

Acordos de Cooperação
Data / Date / 日Evento / Event / 事件Segmento / Segment / 段Cidade / City / 城市
11.03.2004 – 11.03.2004 Decreto assinado pelo prefeito de Porto AlegreAcordos de Cooperação (POA / SZ)Porto Alegre / Suzhou
25.03.2005 – 25.03.2005 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPITAcordos de Cooperação CCIBC – SPSão Paulo
12.08.2008 – 12.08.2008 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – Conselho HeilongjiangAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – Câmara de Comércio de ChengduAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – HainanAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – Comitê ChongqingAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – Comitê HarbinAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – HenanAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – JiangxiAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – WuhanAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – Xi’anAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – XiamenAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – LiaoningAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – ShenzhenAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – SichuangAcordos de Cooperação CCIBC
13.09.2014 – 13.09.2014 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – TianjinAcordos de Cooperação CCIBC
01.04.2015 – 01.04.2015 Acordo de Cooperação entre CCIBC e International Communication Department China Foreign Trade CentreAcordos de Cooperação CCIBC
15.10.2015 – 15.10.2015 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – DalianAcordos de Cooperação CCIBC
17.10.2015 – 17.10.2015 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – HebeiAcordos de Cooperação CCIBC
01.10.2016 – 01.10.2016 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – NingxiaAcordos de Cooperação CCIBC
01.10.2016 – 01.10.2016 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – HarbinAcordos de Cooperação CCIBC
17.11.2016 – 17.11.2016 Acordo de Cooperação entre CCIBC e CCPIT – ZhejiangAcordos de Cooperação CCIBC
Lista das Provícias-Irmãs

Estados brasileiros têm seus correspondentes chineses. Confira a lista:

Províncias (China) Estados (Brasil)
Início em
 Zhejiang Paraná7/6/1986
 Sichuan Pernambuco31/7/1992
 Shaanxi Mato Grosso14/12/1996
 Jiangsu Estado de Minas27/3/1996
 Tianjin Amazonas20/10/1997
 Hebei Goiás24/3/1999
 Shandong Bahia9/11/1999
 Hubei Rio Grande do Sul6/12/2001
 Henan Santa Catarina19/4/2002
 Suzhou Porto Alegre22/6/2004
 Gansu Goiás8/4/2005
 Liaoning Rio de Janeiro10/4/2006
 Guangdong São Paulo28/8/2007
 Sichuan Pará15/10/2009
 Jiangxi Mato Grosso do Sul23/10/2009
 Hainan Paraná13/5/2010
 Chongqing Bahia15/12/2011
Lista das Cidades-Irmãs
Cidades brasileiras têm suas correspondentes chinesas. Confira a lista:
Cidades ChinesasCidades BrasileirasInício em
 Pequim Rio de Janeiro24/11/1986
 Xangai São Paulo7/7/1988
 Tianjin Rio de Janeiro18/4/1995
 Fuzhou Campinas8/11/1996
 Jiangyin Belo Horizonte22/11/1996
 Zhenjiang Londrina4/6/1997
 Xi’an Brasília26/10/1997
 Xuzhou Osasco11/5/1999
 Bengbu Barra Mansa20/7/1999
 Hangzhou Curitiba19/9/2001
 Ningbo Santos18/1/2002
 Harbin Salvador8/4/2003
 Changzhou Caxias do Sul28/9/2003
 Suzhou Porto Alegre22/6/2004
 Xiantao Nova Pampulha30/5/2005
 Yichang Foz do Iguaçu24/7/2006
 Shaoxing Belém25/10/2006
 Heze Cidade Colombo5/4/2007
 Guangzhou Recife22/10/2007
 Nanchang Sorocaba23/10/2007
 Xinxiang Itajaí10/11/2008
 ZiboSão José24/6/2009
 Zhuhai Vitória24/6/2010
 Wuxi Sorocaba18/12/2010
 Cidade de Qingdao Vila Velha19/4/2011
 Jinan Porto Velho13/10/2011
 Pingdingshan Camboriú16/11/2011
 Huaibei Criciúma29/10/2013

 

Acordos CCIBC / Entidades Chinesas

Confira todos os acordos entre a CCIBC e entidades chinesas:
  • 28/04/1989 – China Chamber Of International Commerce Beijing Chamber Of Commerce;
  • 11/11/1989 – Suzhou Foreign Economic Relations and Trade Commission;
  • 30/11/1989 – Shanghai Film Studios;
  • 07/12/1989 – Changzhou Federation of Industrry and Commerce;
  • 03/01/1997 – Qingdao Overseas Exchanges Association;
  • 06/02/1999 – China Council For The Promotion Of International Trade Wuhan Sub-Council;
  • 18/02/2001 – Harbin Municipal People’s Government;
  • 05/02/2001 – Guangxi Zhuang Autonomous Region China;
  • 02/08/2001 – Memorandum of Understanding on Industrial & Trade cooperation Guangxi Economic & Trade Comision;
  • 21/01/2002 – The City Of Thian, Shandong Province;
  • 20/06/2002 – Comissão Econômica Do Governo Municipal De Chongqing;
  • 21/03/2003 – Chongqing Chamber of Commerce;
  • 21/09/2004 – China Foreign Trade Center;
  • 14/10/2004 – Wuxi General Chamber Of Commerce;
  • 15/10/2004 – Wuxi Chinese Overseas Friendship Association;
  • 13/12/2004 – CCOIC Lioning International chamber;
  • 25/03/2005 – Harbin Sub-Council of CCPIT;
  • 20/08/2005 – Shaoguan Special Steel Co Qujiang County China;
  • 21/10/2005 – Changzhou Federation Of Industry & Commerce.

 

endereços

 
  • Rio de Janeiro: (21) 2532-5877
  • São Paulo: (11) 3885-7172
  • Shanghai: (86 21) 6840-6399
  • Shenzhen: (0755) 8659-4106
Câmara de Comércio e Indústria Brasil China. Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Odara Digital e Webconect