A cerimônia aberta ao público aconteceu virtualmente e foi transmitida ao vivo sexta, dia 11/12, o objetivo é estreitar as relações jurídicas e comerciais com a China e as suas empresas sediadas no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, falou sobre essa relação: “A relação Brasil e China é uma das mais vibrantes que existe” e ainda fez um alerta: “Precisamos evitar que o Brasil seja a próxima Austrália” se referindo a relação estremecida da Austrália com a China, e complementou sobre a importância da relação para o futuro “Quando quisermos fazer a reconstrução econômica para o futuro, o país que mais tem disponibilidade de recursos e aceita o risco do Brasil atual, é a China”

Durante o evento foi falado também sobre a importância dessa relação para combatermos o COVID-19, a Vice-Presidente da Câmara Brasil-China, Natalia Tang, que foi nomeada membro do conselho para contribuir pela Câmara, destacou: “Atualmente, o mundo e o Brasil dependem de equipamentos e materiais de proteção individual produzidos em larga escala pela China para enfrentar o Corona Vírus. Contamos com o apoio das empresas Chinesas para que o Brasil tenha insumos suficientes para enfrentar o crescente número de casos da doença”.

A coordenadora-geral da comissão, Camila Mendes, também fez um adendo sobre a importância da relação comercial com a China, divulgando números de exportação, segundo ela, “A China respondeu por 70% das exportações de Petróleo” segundo dados divulgados pela Petrobrás neste ano, e ressalva: “se o Brasil quer desenvolver sua infraestrutura, quer desenvolver seu comércio, vamos precisar dos bancos chineses e não podemos fechar os olhos para isso”.

Também esteve presente autoridades envolvidas nas relações bilaterais entre Brasil e China, e atores fundamentais de gestão entre as instituições compreendidas, como o Presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, o Cônsul Geral Adjunta da China no Rio de Janeiro, Chen Xiaoling, o Coordenador da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, Thomas Law, o Diretor da Escola de Direito FGV/RJ, Sérgio Guerra, o Coordenador do Centro de Estudos Brasil-China da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Evandro Menezes de Carvalho, a diretora de Compliance, Jurídico e Gestão da Firjan, Gisela Gadelha, diretora executiva do Conselho Empresarial Brasil-China, Claudia Trevisan.

O evento está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=MGQifvIudo4&t=10941s